Notícias

10 de Setembro de 2020

IMPORTÂNCIA DO PLANTIO DE REFÚGIO

O plantio de Refúgio,  é plantio de sementes em áreas cultivadas sem a tecnologia Bt em uma parte da área total do talhão plantado com tecnologia Bt. Este é um componente fundamental do Manejo Integrado de Pragas (MIP), o refúgio contribui para preservar os benefícios da tecnologia, pois ajuda a retardar a seleção de insetos resistentes.

O percentual varia de acordo com a cultura transgênica utilizada e com aspectos agronômicos. A partir da safra 2015/2016, convencionou-se para a soja um percentual de 20% e para o milho um percentual de 10%. Este é o percentual da área que deve ser cultivada com sementes não Bt.

A adoção do refúgio agrícola serve para retardar e até evitar o desenvolvimento de populações de insetos-praga resistentes às proteínas inseticidas das culturas Bt. A técnica é pensada para que os agricultores continuem usufruindo dos benefícios da tecnologia a longo prazo.

Na Bortoluzzi você encontra as sementes Monsoy, com tecnologia INTACTA RR2 PRO. Sementes, com tecnologia de ponta, que garantem maior segurança, qualidade e rentabilidade em sua lavoura.